A guinada à direita no perfil das manifestações de rua entre junho
de 2013, ápice do movimento pela redução das tarifas de transporte, e
março de 2015, quando milhões marcharam pelo impecahment da presidente
Dilma Rousseff em todo Brasil, é refletida também no perfil do Congresso
Nacional. Segundo uma pesquisa inédita feita pelo departamento de
pesquisa do grupo Máquina da Notícia, os deputados mais populares nas
redes sociais são filiados a legendas conservadoras e/ou
evangélicas. Deputado eleito pela Bahia, Irmão Lázaro (PRB), que é
pastor evangélico, registra, se somadas todas as redes sociais,
interação com 8.333.003 pessoas. Em segundo lugar está o deputado
paulista Celso Russomano, que também é do PRB, legenda que orbita na
área de influência da Igreja Universal do Reino de Deus: 512.607
internautas interagem com ele no Facebook, no Twitter e no YouTube. No
ranking dos partidos com mais alcance entre os eleitores nas redes
sociais, o PRB também lidera, seguido por PSB e PSDB. Entre as mais
conhecidas redes sociais, o Facebook é a principal ferramenta, com
alcance médio de 63 mil curtidas por página oficial dos eleitos para a
Câmara. A surpresa ficou com o Instagram, que mesmo não tendo sido
amplamente utilizado na campanha de 2014, passou o Twitter e aparece
como a segunda rede mais acessada pelos parlamentares entrevistados. Na
abordagem qualitativa, a maior parte dos entrevistados declara consumir
múltiplas fontes de informação na internet. Quando o tema é confiança,
os jornais impressos continuam na liderança, com três vezes mais
confiança do que publicações alternativas, como blogs e páginas de
internet. O levantamento foi feito entre dezembro de 2014 e maio de 2015
nas redes sociais utilizadas pelos deputados eleitos.
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