A população de Itabuna tem utilizado
bastante o serviço 24 horas do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal
de Transportes e Trânsito – Settran. Média
de 120 chamadas é atendida diariamente pelos agentes de trânsito com denúncias
relativas a acidentes, estacionamento irregular de veículos em portas de
garagens e sobre calçadas, interdição de ruas sem a devida liberação, além de
problemas relativos a semáforos com defeito.
Para atender a demanda gerada pelo Disk
Denúncia 24 horas, a Settran atualmente mantém em serviço 62 agentes que
trabalham sob o regime escala de serviço de 6,12 e 24 horas, além de duas
viaturas e quatro motocicletas. “Intensificamos as campanhas informativas, mas
os números de acidentes envolvendo o trânsito na cidade ainda são preocupantes”,
afirma o diretor do Departamento de Trânsito, Manoel Júnior.
Segundo ele, os condutores precisam se
conscientizar sobre suas responsabilidades, “pois muitos só respeitam as placas
e a sinalização de trânsito se vê a presença de um agente da Settrran no local.
A maior preocupação é com a multa, mas vale lembrar que temos que conscientizar
os condutores quanto à prudência, prudência esta que salva muitas vidas”, alertou.
Entre janeiro e outubro, a Settran registrou 1.049 acidentes de trânsito, com
272 vítimas, uma delas fatal.
O diretor alerta que, a partir de
janeiro, haverá novo valor para as multas de trânsito de condutores que
cometerem infrações de trânsito. “Para quem ultrapassar o sinal vermelho, por
exemplo, o valor sairá de R$125 para R$ 780. Muitos outros valores foram
alterados pelo Conselho Nacional de Trânsito. Então é necessário que os condutores
redobrem a atenção nas áreas sinalizadas porque, além de evitar acidentes e
salvar vidas, terá menor desembolso”, salientou. O Disk Denúncia 24 das Settran está disponível
nos números (73) 8825-5509 e 3612-5872.
Nenhum comentário:
Postar um comentário